Paróquia de Santo Antônio

Celebrações › 20/04/2019

Vigília Pascal – 2019

Paróquia Santo Antônio da Lapa

Diocese de São José dos Pinhais


Vigília Pascal, 20 de abril de 2019.

Pe. Celmo Suchek de Lima

          Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui. Ressuscitou (Lc 24,5-6). O ofício das leituras da Liturgia das horas do sábado santo traz uma antiga homilia de autor desconhecido do século IV. Esta homilia narra em forma de alegoria a descida de Jesus à mansão dos mortos. Disse Jesus aos que lá estavam: 

          Acorda tu que dormes, porque não te criei para permanecerdes na mansão dos mortos. (…) Levanta-te, obra das minhas mãos. Levanta-te, ó minha imagem, tu que foste criado à minha semelhança. Levanta-te, saiamos daqui; tu em mim e eu em ti, somos um só e indivisível pessoa. 

Este trecho da alegoria expressa o ensinamento bíblico sobre o mistério pascal de Cristo que nos despertou do sono da morte, consequência da nossa desobediência ao Criador. O obediente desceu à mansão dos mortos para nos chamar à vida. O amor incomensurável de Deus na doação plena de Jesus nos levantou das quedas. Nesta noite santa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo nos é aberta de novo a consciência de que não somos condenados à morte eterna. Em Jesus Cristo somos ressuscitados.

Hoje vivemos a noite batismal, a noite que renovaremos a fé em Jesus Ressuscitado! Cantamos há pouco: é noite de alegria verdadeira que une o céu e a terra inteira. 

Queridos catecúmenos, no decorrer destes últimos meses vocês realizaram a caminhada catequética e pediram a fé da Igreja. Hoje a Igreja transmitirá a fé e a graça batismal para que vocês tenham o bom discernimento de realizar o caminho de Jesus. A Palavra de Deus proclamada nesta Vigília recordou o amor de Deus por cada um de nós. Deus interviu na história universal e nos iniciou na história da Salvação. A história da Salvação é o conteúdo da fé na qual vocês se tornam iniciados nesta noite: hoje será dada a vocês a fé da Igreja. Hoje vocês serão banhados em Cristo, feitos novas criaturas. Hoje vocês serão revestidos no Senhor Jesus. Hoje vocês serão iluminados e tornar-se-ão iluminadores. Hoje vocês serão ungidos à fronte para testemunharem o perfume de Cristo em todos os lugares onde estiverem.

Ungidos com o óleo da alegria, por Cristo, com Cristo e em Cristo, caminhemos confirmados na fé e fortalecidos pelo Corpo e Sangue do Senhor, rumo à vida eterna. Amém.

X