Paróquia de Santo Antônio

Devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Clique aqui e confira a programação do novenário em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A Devoção a Nossa Senhora na Lapa

A devoção espalhou-se pelo mundo todo. Na Lapa, as novenas em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro iniciaram em 1966. No ano seguinte foi doado um quadro trazido da Espanha por missionários redentoristas. Monsenhor Henrique Falarz começou a rezar todas as quartas-feiras as novenas. A partir de 2007 a devoção a Nossa Senhora ganha um novo ardor na Igreja Matriz de Santo Antônio. São realizadas as novenas nas quartas-feiras em sete horários distribuídos durante o dia. Os devotos encontram em Nossa Senhora um amparo para suas histórias de vida. Ao passar dos anos houve a necessidade de acrescentar mais horários para atender todos os devotos. Atualmente são doze horários de novenas com a Santa Missa ou celebração da Palavra, com temas específicos. Em cada novenário é tratado sobre um tema: família, fé, vida cristã, cura, misericórdia, etc. Os frutos desta devoção são visíveis em todos os fiéis que suplicam as graças por intermédio de Nossa Senhora. Muitas bênçãos e milagres são realizados na vida dos devotos de Nossa Senhora.

Horários da Novena na Matriz de Santo Antônio

Todas as quartas-feiras: 06h, 07h30, 09h, 10h30, 12h, 13h15, 14h30, 16h, 17h30, 19h, 20h30 e 22h.

Significado do Ícone

Ícone é o nome dado a uma pintura que, não sendo apenas um quadro ou uma obra de arte, é carregada de significados sagrados e leva seu observador à oração. O Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é formado por quatro figuras: Nossa Senhora, o Menino Jesus e dois arcanjos. A aparição dos arcanjos com uma lança e a cruz mostram ao Menino Jesus os instrumentos de sua Paixão. Assustado corre aos braços da Mãe. Por causa do movimento brusco desamarra a sandália. Maria o acolhe com ternura e lhe transmite segurança. O olhar de Nossa Senhora não se dirige ao Menino, mas a nós. Porém, sua mão direita nos aponta Jesus, o Perpétuo Socorro. As mãos de Jesus estão nas mãos de Maria. Gesto de confiança do Filho que se apoia na Mãe. Na riqueza de seus símbolos, o ícone bizantino tem ainda muito a revelar.

Ato de Consagração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Eu vos saúdo, ó Maria, Mãe do Perpétuo. Eu vos saúdo, Rainha do céu e
da terra, a cujo império, está sujeito tudo o que existe abaixo de Deus. Eu vos saúdo, Refúgio dos pecadores, cuja misericórdia jamais faltou. Atendei à vontade que tenho de possuir o Amor Eterno, a graça de Deus, a salvação eterna.

Dai-me a graça de ser discípulo de Jesus na santidade dos costumes, no
cumprimento dos deveres, no zelo da salvação das almas. Transformai a minha vida em um santuário de virtude onde Jesus seja o centro.

Recebei, ó Maria, meus votos e desejos e ofertai-os a Jesus. Quero que Ele receba, por Vossas mãos, os meus obséquios, e por Vosso Coração, o meu coração. Consagro-me, pois, inteiramente a Vós, e ponho-me inteiramente em Vossas mãos.

Em Vossas mãos eu renovo as promessas do meu Batismo; renuncio ao demônio, suas obras, suas pompas. Em Vossas mãos, eu me comprometo a levar a minha cruz, obrigando-me a imitar-Vos. Em Vossas mãos eu deposito o propósito de ser fiel a Jesus, mais fiel do que tenho sido até agora. Ó Maria, eu Vos escolho por minha Mãe e Mestra. Eu vos consagro tudo o que tenho e tudo o que sou.

Eu Vos dou o meu corpo, a minha alma, os meus bens, o meu passado, o meu presente, o meu futuro, as minhas alegrias, as minhas dores, a minha vida, a minha morte, a minha eternidade. Disponde de mim como Vos aprouver. Recebei este meu ato de amor: quero ser Vossa para ser de Jesus. Santa Mãe do Perpétuo Socorro, abençoai-me! Amém.

X