Paróquia de Santo Antônio

Batizado

ORIENTAÇÕES em preparação da celebração do SACRAMENTO DO BATISMO


Sobre os encontros celebrativos em preparação ao batismo

  1. Batizam-se as crianças com a idade de até sete anos incompletos. Com idade de sete anos completos primeiramente se inscreve a criança na catequese de iniciação à vida cristã e seguem-se as orientações próprias.
  1. Durante o tempo da gestação, sétimo ou oitavo mês da gestação: os catequistas do batismo realizarão a celebração da vida na casa dos pais do nascituro, ou em outro lugar a ser combinado. Participarão deste encontro os pais do nascituro, o catequista do batismo e outras pessoas convidadas. Não é obrigatória a participação dos padrinhos no encontro pré-natal. Importante: este encontro deverá acontecer na comunidade onde residem os pais do nascituro, com os catequistas do batismo da própria comunidade.
  1. Depois do nascimento da criança, em data a ser combinada, acontecerá a primeira celebração pré-batismal na casa dos pais da criança a ser batizada ou em outro lugar a ser combinado, com a participação dos pais e padrinhos. Ao todo, serão três encontros de celebração pré-batismal.

Em tempo: se, por questão de acolhida pastoral, houver testemunhas para o batismo, que estes também participem dos encontros celebrativos.

  1. Em data a ser combinada com o catequista do batismo, a criança a ser batizada, seus pais e se possível os padrinhos, serão apresentados para a comunidade que pertence durante uma celebração dominical.

Sobre o agendamento da celebração do batismo

  1. Orientados pelo catequista do batismo, os pais da criança a ser batizada agendarão na secretaria paroquial a data do batismo com pelo menos quinze dias de antecedência da data prevista para a celebração. Documentos a serem apresentados:

a) certidão de nascimento da criança.

b) certidão do casamento religioso dos pais e dos padrinhos.

c) certidão da crisma dos padrinhos de batismo.

d) ficha de inscrição para o batismo preenchida e assinada pelo catequista do batismo.

  1. Para os pais dizimistas em uma das comunidades da Paróquia de Santo Antônio da Lapa, não haverá qualquer contribuição financeira. Quando os pais não são dizimistas os mesmos são convidados a realizar uma contribuição financeira no valor de R$ _________________.
  1. De preferência que a celebração do batismo seja na comunidade que residem os pais da criança a ser batizada.

Orientações para o dia da celebração do batismo

  1. Chegar na Igreja pelo menos quinze minutos antes do horário da celebração e apresentar-se aos catequistas do batismo. A celebração iniciará no horário previsto.
  1. Levar para a celebração uma toalha branca pequena que será utilizada para secar a cabeça da pessoa batizada.
  1. Que o batizando utilize ao menos uma peça de roupa de cor branca.

Sobre o encontro pós-batismo

  1. Após o batismo, em data a ser combinada com o catequista do batismo, será motivado o encontro pós-batismal, com a participação dos pais e padrinhos.

Quando os padrinhos residem em outra Paróquia

  1. Se os padrinhos de batismo não residem no território da Paróquia de Santo Antônio da Lapa, impossibilitados de participarem dos encontros celebrativos em preparação ao sacramento do batismo junto dos pais do batizando, no momento do agendamento da celebração do batismo deverá ser apresentada uma carta do Pároco da comunidade onde residem, declarando-os aptos para exercerem o ofício de padrinho-madrinha de batismo.

 

X