Padroeiro
Santo Antônio
Num local próximo de onde se encontra a atual Igreja Matriz, havia uma pequena capelinha de madeira, na qual se venerava uma imagem de Santo Antônio de Lisboa, vinda de Portugal em 1768. Dessa veneração, nasceu o primeiro nome da cidade e elegeu-se também o padroeiro.
“À povoação deu-se o nome de “Freguesia de Santo Antônio da Lapa” e como padroeiro escolheu-se “Senhor Santo Antônio de Lisboa”, grande Taumaturgo Português” (1º Livro Tombo), invocado como Santo Antônio da Lapa.
A imagem original vinda de Portugal é uma peça policromada com o Menino Jesus nos braços, ambos com resplendor de prata. Esta imagem foi roubada em 1986, de grande valor histórico e artístico, e não mais encontrada. A imagem atual de Santo Antônio é uma réplica da original roubada e que se encontra na matriz para veneração dos devotos.
Na Lapa, os devotos de Santo Antônio tem um grande apreço pelo santo milagreiro. No dia 13 de junho celebra-se a fundação do Município e o dia de Santo Antônio – o Padroeiro. São celebradas as trezenas em preparação para a festa, com muita fé, devoção e emoção. A imagem de Santo Antônio peregrina pelas comunidades da Paróquia, onde os devotos tem a oportunidade de expressar a sua devoção e fazer os pedidos.
Os fiéis entoam cânticos, em especial, o Hino de Santo Antônio, saem em procissão com o santo no andor, soltam fogos e celebram com alegria o Padroeiro.