5º. Domingo do Tempo Comum – Ano C
5º. Domingo Comum C, 2019
Em atenção à tua Palavra… – Lc 5,5
O profeta Isaías (6,1-8) permitiu ser tocado por Deus naquele que era o seu “instrumento de trabalho”: os lábios, a boca. Isaías se sentia pequeno e incapaz de abranger em vida a grandiosidade de Deus. Tocado e queimado pela brasa outrora oferecida a Deus no Templo, Isaías ouviu a voz do Senhor e, em atenção à Palavra do Senhor, respondeu: estou aqui. Envia-me! De temeroso a profeta: esta foi a resposta vocacional de Isaías em atenção à Palavra de Deus.
Repete comigo, em oração:
dai-me a graça Senhor
de superar os medos que me afastam de ti.
Eis-me aqui, Senhor!
Prá fazer tua vontade, prá viver do teu amor:eis-me aqui, Senhor!
O mesmo Senhor vai ao encontro de Simão. E novamente naquele ambiente que lhe era mais precioso: o ambiente do seu trabalho, de onde provinha o sustento da vida da família. Naquele rico ambiente foi fácil para Simão emprestar ao Senhor um pouco dos seus bens. Emprestou a barca para que servisse de palanque ao Senhor que falava do Reino de Deus. É fácil para nós darmos um pouco do que temos ao Senhor, mas somente isso não basta. O Senhor é dono de todas as coisas. É preciso dar atenção à Palavra do Senhor e, não obstante nossas limitações e nossa condição pecadora, oferecer o todo que somos e pescar diferente. A atenção à Palavra de Deus nos torna criativos e a nossa pesca se torna abundante. De pecador a pescador: esta foi a resposta vocacional de Pedro em atenção à Palavra de Deus.
Repete comigo, em oração:
dai-me a graça Senhor
de ouvir Tua Palavra
e aprender a pescar diferente.
É preciso pescar diferente que o povo já sente que o tempo chegou.
E saíram sem mesmo pensar nos perigos de profetizar.
Há um barco esquecido na praia…
Diz uma tradição oral que Saulo de Tarso, depois chamado Paulo, “caiu do cavalo” e viu uma grande luz, e ouviu a voz de Jesus. De novo: Deus vai ao encontro daquele que ele escolheu, lá onde a pessoa está. Naquilo que faz e onde a pessoa está Deus chama para torna-la testemunha do seu amor. De perseguidor a testemunha perseguida: esta foi a resposta vocacional de Paulo em atenção à Palavra de Deus.
Eis-me aqui, Senhor!
Prá fazer tua vontade, prá viver do teu amor: eis-me aqui, Senhor!
Em atenção à Palavra de Deus, qual é a minha resposta vocacional? Pensa no teu coração: Deus está aqui, na vida de cada um de nós, e Deus quer precisar de você e de mim…
Peçamos a hoje a Deus, repita comigo:
“Em atenção à tua Palavra, Senhor,
vou me tornar destemido, criativo e corajoso.”
Pe. Celmo Suchek de Lima
09 de fevereiro de 2019