Paróquia de Santo Antônio

Pastoral do Dízimo

Dízimo, doação, missão, comunidade!

 

A Igreja recebeu a missão de evangelizar! A missão pede entrega, doação, generosidade. O Dízimo expressa a participação da pessoa batizada na missão de anunciar o “Evangelho da Alegria!” Evangelização que acontece como presença da comunidade, como anúncio-palavra, como obras de misericórdia (CNBB, Doc. 106, p. 7).

Confiantes na Palavra de Deus, somos convidados a fazer a experiência de fé, gratidão, de amor a Deus e ao próximo e confiança na providência divina. O Dízimo é uma oração silenciosa que atinge profundamente o coração de Deus. É uma das formas de dizer: “Obrigado Senhor, pois se tenho é porque já me deste”. Portanto, antes de ser partilha o dízimo é ação de graças.

O que é o Dízimo? Dízimo é uma contribuição sistemática e periódica dos fiéis, por meio do qual cada comunidade assume corresponsavelmente sua sustentação e da Igreja. É uma forma concreta que o cristão tem de manifestar sua fé em Deus e seu amor ao próximo, pois deve ser, preferencialmente, por meio do Dízimo que a Igreja se mantenha em atividade, sustente seus trabalhos de evangelização e realize as obras de caridade aos mais pobres e necessitados (CNBB, Doc. 106, n. 6).

Dízimo é a demonstração de GRATIDÃO e RECONHECIMENTO a Deus por tudo o que recebemos e que somos. Dízimo é PARTILHA que gera fraternidade, união e solidariedade. É o COMPROMISSO de cada cristão para, em comunidade, colaborar com o Projeto Divino neste mundo. Sua origem na Igreja Católica refere-se aos 10% que os judeus davam de tudo o que colhiam da terra com o seu trabalho. Entretanto, a Igreja não estabelece como lei nenhum percentual pré-definido. Apesar de significar 10%, é importante entender que o que vale é a fidelidade a Deus e a consciência de pertença e corresponsabilidade na manutenção da comunidade. A contribuição deverá aumentar gradativamente conforme a caminhada na fé. Como diz São Paulo: “Cada um dê como dispôs em seu coração, sem pena nem constrangimento, pois Deus ama quem dá com alegria” (2Cor 9,7).

Como sistema de contribuição, o dízimo tem as seguintes características:

Aos poucos, o dizimista vai descobrindo o valor da espiritualidade do dízimo e aprendendo a lidar com o dinheiro segundo o plano econômico de Deus. O dizimista vai descobrindo o valor da verdade, do trabalho digno e honesto, da família, da justiça, da fidelidade, da misericórdia, do perdão, da necessidade de rezar e ter fé. Para ser agradável a Deus, o dízimo precisa estar acompanhado de virtudes da vivência dos ensinamentos de Jesus Cristo. Ser dizimista, é fazer parte da comunidade, é sentir-se membro ativo do Corpo de Cristo, é partilhar com Deus e os irmãos a nossa vida e os bens.

Aos cristãos dizimistas muita fé e perseverança. Aos que ainda não fizeram essa experiência, possam ser tocados pelo Espírito Santo e os leve à experiência do partilhar, pois, todo cristão evangelizado torna-se um dizimista.

 

Pe. Elves Allano Perrony

Pároco de Imaculada Conceição de Mariental

Coordenador diocesano da Pastoral do Dízimo

X