Paróquia de Santo Antônio

Mensagem › 11/06/2018

Um coração semelhante ao de Jesus

Querido paroquiano de Santo Antônio da Lapa. Incontáveis vezes repetimos esta jaculatória: Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso! Voltando o nosso olhar para o capítulo 11 do evangelho segundo Mateus, deparamo-nos com o nascimento desta jaculatória. O próprio Jesus, ressaltando os frutos da sua ação evangelizadora, adverte que é necessário desnudar-nos por completo e tornar-nos pequeninos para apreender a graça da novidade salvífica para poder testemunhá-la.

Acolher a novidade para anuncia-la. Todas as nossas decisões, alocuções e ações ecoam do coração. Que beleza é perceber que nas comunidades da Paróquia de Santo Antônio da Lapa encontramos tanta gente boa desnuda de si e disponível ao Senhor. São os membros dos conselhos missionários pastorais, das equipes executivas de administração e economia, das tantas pastorais e movimentos eclesiais, dos ministérios e serviços. Homens e mulheres que tornam-se pequeninos para experimentarem o mistério do Reino de Deus.

Nas “idas e vindas” para presidir a Santa Missa, para batizar, para assistir aos matrimônios, para visitar os enfermos, para abençoar as casas, para reunir-nos com as comunidades… nós, missionários saletinos, diáconos permanentes e padres desta Paróquia sentimo-nos confortados ao encontrar aqueles que se deixam configurar pelo Reino de Deus revelado por Jesus, não conseguindo guardá-lo somente para si, tornando-se assim a Igreja em saída tão pedida pelo nosso Papa Francisco.

Neste mês de Santo Antônio, dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, de São João Batista, de São Pedro e São Paulo, e tantas outras celebrações, agradeço a você por rejuvenescer nossas comunidades com este grande esforço evangelizador de sair de si e ir ao encontro das pessoas e das famílias através dos grupos de reflexão em família, das visitas missionárias, das celebrações. Deus seja louvado por todo o teu ardor na evangelização.

Este também é um mês mariano. Dia 27 de junho é celebrada a memória litúrgica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, tão querida pelo povo lapeano. Ao exemplo de Maria, sigamos Jesus, aprendamos dele, e sejamos eco da voz do Mestre onde quer que estejamos.

Mas não podemos esquecer que somos pessoas humanas e que certas vezes poderemos ser atingidos pelo cansaço. Diante deste, o que fazer? Diz Jesus no mesmo capítulo 11 de Mateus: Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Sigamos Jesus, confiemos sempre Nele ao exemplo de sua Mãe, de Santo Antônio, de São Benedito e da incontável multidão do céu e da terra. E concluo este editorial rezando: Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!

Pe. Celmo Suchek de Lima

 

X