Paróquia de Santo Antônio

Mensagem › 06/03/2018

Preparemo-nos com festa e alegria para viver a Páscoa da Ressurreição

Pe. Celmo Suchek de Lima

A conhecida parábola do filho pródigo, narrada pelo evangelista São Lucas (15,11-32), é concluída assim: era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver, estava perdido e foi encontrado.

Estamos vivendo o tempo da quaresma que nos convida a recuperar a nossa condição de filhos e filhas de Deus. Pelas atitudes da caridade, da penitência e da oração transpomos a conveniência do egoístico conforto e deixamo-nos ir ao encontro das outras pessoas, dominando nossos sentimentos e teimosias, e encontrando-nos na intimidade com Deus que nos ama. Assim nos tornaremos cristãos do jeito de Jesus.

Páscoa significa literalmente passagem. A quaresma nos conduz à Páscoa da Ressurreição, não apenas no sentido de celebração de um fato da fé, mas de uma passagem da própria morte que o pecado nos condenou para a vida nova na concretização da graça de Deus. Não apenas na oportunidade de um feriado prolongado, mas na superação da relativização da cultura e dos valores que conduzem cada vez mais à perda do sentido da vida, passando-a para a concretização do encontro com Aquele em quem temos a vida, nos movemos e existimos (At 17,28).

Diz-nos o Papa Francisco na sua mensagem para a Quaresma de 2018: saibamos que, a par do remédio por vezes amargo da verdade, a Igreja, nossa mãe e mestra, nos oferece, neste tempo de Quaresma, o remédio doce da oração, da esmola e do jejum. É através da metodologia do encontro pessoal com Deus (a oração) e com os irmãos e irmãs (a esmola) que nos tornaremos administradores (jejum) da vida que o próprio Deus nos confiou, até o momento da Páscoa definitiva.

A Quaresma é o tempo da festa do perdão que nos faz experimentar a graça misericordiosa de Deus. Confessar-se não é um ritual de contar pecados para o padre e muito menos para Deus. Deus conhece o mais íntimo dos nossos corações! Deus sabe até os pecados que nós mesmos nem mesmo tivemos a consciência de cometer, mas os cometemos. Confessar-se é ir ao encontro da consciência da própria fragilidade, por isso precisamos dizê-la, e da consciência de que Deus nos ama tanto e nos dá a oportunidade de recomeçar uma nova vida. Diz o Papa Francisco na mesma mensagem: se por vezes parece apagar-se em muitos corações o amor, este não se apaga no coração de Deus! Ele sempre nos dá novas ocasiões, para podermos recomeçar a amar.

A Quaresma nos prepara para a Páscoa com festa e alegria! Não percamos tempo, ele é escasso e precioso. Vivamos intensamente a graça do tempo quaresmal e as celebrações do mistério pascal da nossa salvação.

X