Paróquia de Santo Antônio

Mensagem › 31/10/2018

Para os que creem em Cristo, a vida não é tirada, mas sim transformada!

Padre Celmo Suchek de Lima

 Caro paroquiano de Santo Antônio da Lapa.

 O que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram, nem os ouvidos ouviram, nem coração algum jamais pressentiu (1Cor 2,9). O mês de novembro nos convida a contemplar as realidades que virão. Lembremo-nos dos novíssimos do homem que aprendemos na catequese: morte, juízo, inferno, paraíso. Aquilo que há de vir, que na liberdade que recebemos de Deus, já os antecipamos na vida neste mundo.

Aprendemos do livro da Sabedoria (2,5): nossa vida é a passagem de uma sombra e nosso fim, irreversível: uma vez lacrada a porta, ninguém volta. Aquilo que denominamos com o termo morte, é a única certeza de que todos iremos participar nesta vida. Diante de tal certeza consola-nos a fé em Jesus Cristo recitada no prefácio primeiro para a missa pelos mortos: Em Jesus brilhou para nós a esperança da feliz ressurreição. E, aos que a certeza da morte entristece, a promessa da imortalidade consola. Senhor, para os que creem em vós, a vida não é tirada, mas transformada. E, desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado, nos céus, um corpo imperecível. Amando, vivendo do jeito de Jesus viveremos com Ele para sempre, naquele lugar que chamamos céu. O juízo do qual seremos os protagonistas será conforme as escolhas que fizermos nesta vida: não julgueis e não sereis julgados, não condeneis e não sereis condenados, perdoai e sereis perdoados (Lc 6,32). As almas dos justos, porém, estão nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá (Sb 3,1).

Também o mês de novembro, dia 15, celebraremos a Rainha e Padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio, cuja imagem peregrina percorre as capelas do município da Lapa em preparação da visita de nossos paroquianos ao seu Santuário em Paranaguá, no próximo dia 17 de março.

A edição do BIP deste mês neste formato de revista é a última a ser distribuída em nossa Paróquia. Conforme decidido pelo CMPP – conselho missionário pastoral da paróquia de Santo Antônio da Lapa, a partir da próxima edição será dada a continuidade deste boletim informativo paroquial de um modo reduzido, objetivo e com mais qualidade. Diante das alternativas de comunicação de nossa paróquia – site, Rádio Legendária, redes sociais – minimizaremos o modo impresso. Isso se dará em respeito aos anunciantes, à questão ecológica e a otimização dos investimentos de tempo e de dinheiro. Agradecemos aos colunistas e aos anunciantes de tantos anos. Muito obrigado.

Já com o horizonte visível nas celebrações do Natal e na festa de São Benedito da Lapa, possamos de corações ao alto e pés no chão realizar o projeto de Deus neste mundo, oportunizando vida em dignidade de modo especial àqueles que mais necessitam de nossos cuidados. Deus abençoe a você e a todo o povo de Santo Antônio da Lapa.

X