Paróquia de Santo Antônio

Mensagem › 27/10/2017

O Povo do Caminho

O mês de novembro é iniciado com a solenidade de todos os santos e santas e também com a celebração de todos os falecidos. Estas pessoas hoje fazem a experiência de morar na casa do Pai. É a realização da promessa de Jesus no evangelho de João (14,2-4): na casa do meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós. E depois que eu tiver ido e preparado um lugar para vós, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também. E para onde eu vou, conheceis o caminho.

Eles fizeram o Caminho. E hoje somos nós o Povo do Caminho! Os adeptos do Caminho são aqueles que se decidiram em fazer a experiência do encontro amoroso com o Senhor, aqueles que se decidiram em tornar-se cristãos, discípulos-missionários de Jesus Cristo. Quando voltamos o nosso olhar para o livro dos Atos dos Apóstolos, várias são as vezes que encontramos este título (verifique At 9,2 –19,9 – 22,4 – 24,14 – 24,22).

O Caminho é a experiência à qual somos convidados há trilhar nos tempos atuais. O Caminho é um itinerário que nos leva a fazer a experiência do Deus de Jesus Cristo: doador da vida, rico em misericórdia, Aquele que está no meio de nós. E para que isto se realize, a Diocese de São José dos Pinhais está investindo na formação das pessoas, na elaboração de subsídios – inclusive o nosso subsídio para grupos de reflexão tem este nome – O Caminho. Esta experiência do Caminho está sendo realizada em várias dimensões de nossa vida comunitária, como, por exemplo, no encontro personalizado em preparação ao sacramento do matrimônio. Vários casais da Pastoral Familiar de nossa Paróquia de Santo Antônio da Lapa assumiram a missão de catequistas daqueles que realizam o discernimento vocacional em vista do sacramento do matrimônio. E quantas experiências belíssimas nos são contadas.

Em comunhão com a Diocese de São José dos Pinhais nossa Paróquia está dando mais um passo: a catequese em vista do sacramento do batismo. A partir do ano de 2018 não existirá mais o “curso de batismo”. O batismo é um evento tão importante na vida da comunidade que se faz necessário toda a comunidade ser envolvida. Como vai acontecer a partir do próximo ano? Todas as pessoas da comunidade serão introdutores para a iniciação à vida cristã, e o batismo é a porta de entrada para o início. Todo membro da comunidade que conhecer alguma família que está grávida terá a missão de ir ao encontro daquela família e dizer da alegria da comunidade pela vida que está sendo gerada. Nesta visita pedirá a autorização da gestante e da família para que possa conduzir até a sua casa um dos catequistas do batismo da comunidade onde residam para celebrarem juntos o dom da vida. Cada comunidade terá seu catequista do batismo. Depois de apresentar a família grávida ao catequista do batismo a missão do introdutor estará cumprida.

Deste momento em diante o catequista do batismo assumirá a missão de acompanhar e iniciar à vida cristã não somente quem será batizado, mas toda a família que aguarda o nascimento da criança renovando a fé recebida no dia do próprio batismo. Depois do nascimento da criança o catequista do batismo motivará a apresentação da criança na capela da comunidade onde a família reside, junto dos pais e, se possível, dos padrinhos da criança. A apresentação ainda não será a celebração do sacramento do batismo. Durante o período pré-batismal os catequistas do batismo acompanharão por mais três encontros a família que aguardará a celebração do sacramento do batismo.

O batismo é inserção na vida da comunidade cristã, por este motivo, será muito importante que o batismo aconteça na capela da comunidade onde reside a família da criança a ser batizada. Depois de certo tempo após a celebração do batismo acontecerá mais um encontro na casa da família daquele que é batizado para refletir sobre a missão de cada pessoa na comunidade-Igreja. Será um itinerário, um caminho a ser realizado. E produzirão incontáveis frutos. Que o Povo do Caminho possa experimentar o amor de Deus e testemunhá-lo a tantas pessoas quantas encontrar no
caminho da vida.

Padre Celmo Suchek de Lima

X