Paróquia de Santo Antônio

Mensagem › 03/05/2017

Maio, um mês repleto de alegrias

O mês de Nossa Senhora é iniciado com a festa de seu esposo e pai adotivo de Jesus: São José trabalhador. O humilde artesão é modelo de todos os pais e mães que trabalham incansavelmente noite e dia para que não falte o pão na mesa de sua família.

Neste ano o mês de maio é repleto de festejos: há cem anos, em Portugal, entre os meses de maio e outubro, Nossa Senhora aparece às crianças pastorinhas: Lúcia dos Santos com dez anos, Francisco Marto com nove anos e Jacinta Marto com sete anos.

Tanto para ser escrito acerca deste mês encantador: no 4º. Domingo da Páscoa celebramos o dia mundial de oração pelas vocações, no domingo da Ascensão do Senhor o dia das comunicações sociais. E o mês é concluído com a memória da visita de Maria Santíssima à sua prima Santa Isabel e para nós da Paróquia de Santo Antônio será também o primeiro dia da trezena em honra de nosso padroeiro e do padroeiro do município da Lapa.

O dia mundial de oração pelas vocações será celebrado no dia 07 de maio de 2017. A tradicional mensagem o Papa reflete sobre três cenas evangélicas: o início da missão de Jesus na sinagoga de Nazaré (cf. Lc 4, 16-30); o caminho que Ele, Ressuscitado, fez com os discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 13-35); e, por último, a parábola da semente (cf. Mc 4, 26-27).

O Santo Padre destaca ainda do desejo de encorajar os cristãos a uma amizade íntima com Deus e pede a todos que rezem pelas vocações, por mais operários para a messe do Senhor. Neste mesmo dia celebraremos a tradicional festa das Capelinhas na nossa paróquia. Obrigado aos mensageiros e mensageiras de Nossa Senhora que através da visita domiciliar da imagem de Nossa Senhora conduzem Jesus às nossas famílias.

Também celebramos o dia das Mães no segundo domingo de maio: que Maria Santíssima interceda pelas mulheres que geram e educam a vida.

O 51º dia mundial das comunicações sociais será celebrado, este ano, no dia 28 de maio, solenidade da Ascensão do Senhor. Comunicar esperança e confiança no nosso tempo é o tema da mensagem apresentada pelo Papa Francisco que propõe um estilo aberto e criativo para comunicar esperança. O Papa encoraja a todos que trabalham com comunicação social para que comuniquem de modo construtivo, isto é, rejeitando preconceitos e promovendo a cultura do encontro. A realidade não tem um significado unívoco, afirma o Papa: tudo depende do olhar com que a enxergamos, dos “óculos” que decidimos pôr para ver: mudando as lentes, também a realidade aparece diferente. Portanto, o ponto de partida bom para ler a realidade é a Boa Notícia por excelência, ou seja, o Evangelho de Jesus Cristo.

Outro motivo de festa e alegria: há setenta anos era iniciada a obra de construção do atual Santuário de São Benedito. Uma obra majestática que pela motivação de Mons. Henrique uniu os devotos de São Benedito a nos darem um legado tão gigantesco e tão belo. Deus seja louvado por aqueles que construíram e por aqueles que mantêm tão belo Templo dedicado a Deus sob o patrocínio de São Benedito.

Concluo este editorial agradecendo a todos os que estão colaborando com a construção do novo seminário diocesano, de modo particular pela contribuição que acontece através do cofre das capelinhas. Deus abençoe a cada um de vocês por tamanha generosidade.

Padre Celmo Suchek de Lima

X