Paróquia de Santo Antônio

Mensagem › 10/10/2018

Enviados para testemunhar o evangelho da paz

Padre Celmo Suchek de Lima

O mês de outubro quer nos animar na realização das atividades missionárias no Brasil e no mundo. Neste ano em que as POM – Pontifícias Obras Missionárias celebram quarenta anos de missão, queremos lembrar a vida de tantos missionários que construíram essa história.

O Papa Francisco desde o início de seu pontificado tem nos convidado a agir sem medo e sem rigidez, com coragem e igualmente “dóceis” ao Espírito, para além das estruturas que nos asfixiam. Uma Igreja não burocrática, mas uma Igreja em saída, próxima das pessoas. Neste espírito, e em comunhão com a Campanha da Fraternidade de 2018, queremos viver juntos o grande projeto de Deus de construir a civilização do amor.

O lema deste mês missionário é extraído do evangelho de Mateus (23,8): “vós sois todos irmãos”. Somos corresponsáveis uns pelos outros. Somos membros de um único Corpo, a Igreja, guiada pelo próprio Senhor Jesus.

Com o tema “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz”, o objetivo do mês missionário é sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo de outubro, dias 20 e 21.

O Mês Missionário tem sua origem no Dia Mundial das Missões. A data foi instituída pelo papa Pio XI em 1926, como um dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos. A inspiração vem do mandado de Jesus para anunciar a Boa Nova entre todas as nações. Além das ofertas, a Campanha Missionária nos convida a rezar e a refletir sobre a nossa missão no mundo.

A missão é de Deus pela qual somos chamados a colaborar. Os batizados receberam “a missão de anunciar o Reino de Cristo e de Deus” e “de estabelecê-lo em todos os povos” (Lumen Gentium, 5). Não podemos fugir dessa responsabilidade.

Ao cumprir o mandado de Jesus, nem todos os cristãos deixam a sua terra para servir nas missões além-fronteiras. Em nossas comunidades na Igreja local, são apenas alguns os missionários e missionárias que partem. Porém, toda a comunidade tem o dever de participar ativamente na missão universal.

A cooperação missionária promove a participação do Povo de Deus na missão universal. A missão por sua natureza é sempre um serviço de partilha, comunhão e solidariedade. Esta participação se realiza de três formas:

1) pela oração, sacrifício e testemunho de vida, que acompanham os passos dos missionários e das missionárias, mundo afora;

2) por meio da ajuda material dos projetos missionários: “Deus ama quem dá com alegria” (2Cor 9,7);

3) colocando-se à disposição para servir na missão ad gentes. Sem missionários e missionárias, não há missão.

Missionários em terras estrangeiras e missionários em nossa comunidade, testemunhemos o evangelho da paz anunciado por Jesus Cristo.

X