Paróquia de Santo Antônio

Mensagem › 15/05/2018

Em cada comunidade vocacionados à corresponsabilidade

Pe. Celmo Suchek de Lima

Caro paroquiano de Santo Antônio da Lapa. Neste mês de maio quero escrever o editorial de nosso BIP – boletim informativo paroquial, acerca do tema da vocação à corresponsabilidade na vida da comunidade.

Inseridos neste tempo da ação evangelizadora cada comunidade uma nova vocação, motivados pelos nossos catequizandos que semanalmente rezam pelas vocações nas famílias e nas comunidades, também quero pedir ao Senhor da Messe que nos ajude a cultivar a cultura vocacional além das tradicionais vocações específicas.

Vocação é chamado, e nós somos chamados por Deus para constituir o seu povo. Somos chamados a pertencer à comunidade dos discípulos-missionários de Jesus Cristo. Neste tempo pascal, acompanhando o livro dos atos dos apóstolos, encontramos já no início (cf. At 2,42) uma leitura muito bela da comunidade que nascia: eles eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações.

O chamado de Deus é um convite à perseverança no seguimento à pessoa de Jesus Cristo. Para viver desta perseverança, a comunidade primitiva assumiu quatro compromissos de pertença:

  1. Viver a fé da Igreja, isto é, ouvir o ensinamento dos Apóstolos.
  2. Viver a corresponsabilidade entre os seus, isto é, comunhão fraterna.
  3. Participar da Missa, isto é, a fração do pão.
  4. Alimentar-se de uma forma de espiritualidade, isto é, vida de oração.

Somos vocacionados a perseverar na corresponsabilidade e amadurecer nossa pertença à comunidade cristã. O ensinamento dos Apóstolos, a participação nas celebrações e a vida de oração nos conduzem a isso. Não é possível ser cristão sozinho. E para viver em comunidade somos corresponsáveis pela condição de dignidade de todas as pessoas, e pelo cuidado dos nossos bens patrimoniais.

E são tantas as formas de respondermos a esta vocação de pertença à comunidade: através das atividades pastorais e sociais, através da participação nos grupos de reflexão em família, através do testemunho pessoal e na contribuição financeira pelo sustento da comunidade. Apresentei um resumo de atitudes que expressam a corresponsabilidade e a pertença na comunidade.

Também recebemos um grande presente do Papa Francisco nos últimos dias: a exortação apostólica Gaudete et exsultate, sobre a chamada à santidade no mundo atual. Vamos refletir um pouco desta exortação apostólica no novenário do Perpétuo Socorro que estamos iniciando.

A comunidade e a santidade tornam-se expressas nas edificações que realizamos. Sinal da vida de comunidade e a busca pela santidade é o edifício mor do município da Lapa, o Santuário de São Benedito. Há setenta e um anos foi iniciada a construção do atual templo. Deus seja louvado por todas as pessoas que o construíram, mas por todos aqueles que contribuem através do dízimo e de tantos eventos, para a manutenção deste e de todo o patrimônio paroquial.

Neste mês de maio peçamos que Nossa Senhora, a Mãe da Igreja, a mulher que nos ensina a fazer tudo o que Jesus nos diz, que interceda por nós, para que não sejamos apenas os que vão à igreja, mas que tendo ouvido o chamado de Deus, nos tornemos a comunidade Igreja.

X