Paróquia de Santo Antônio

Mensagem › 18/02/2019

Convocados para a Igreja em saída

No dia 13 de março de 2013 foi apresentado o 266º. sucessor de São Pedro na condução da Igreja: o Papa Francisco. Naquele conhecidíssimo balcão da Basílica de São Pedro, no Vaticano, conhecemos o rosto do Papa Francisco. Passado quase seis anos agora já podemos dizer que também conhecemos o coração do Papa Francisco. Para organizar: – Nas comunidades com missa no dia 02 de fevereiro, comunicar antecipadamente que as pessoas levem velas para serem abençoadas no início da missa. – Nas comunidades com missa no dia 03 de fevereiro, será administrada a bênção de São Brás contra os males da garganta.

Uma das pessoas que o acompanhou no momento da apresentação foi o religioso franciscano, arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo, Cardeal da Igreja, Dom Claudio Cardeal Hummes. E pelo que se percebe Cardeal Hummes é grande conhecedor do coração do Papa Francisco. No livro intitulado Grandes metas do Papa Francisco, Cardeal Hummes utilizou-se de um texto pronunciado pelo então Cardeal Bergoglio alguns dias antes de tornar-se o Papa Francisco. Disse o Cardeal Bergoglio:

“A Igreja deve sair de si mesma, rumo às periferias

existenciais. Uma Igreja auto-referencial

prende Jesus Cristo dentro de si e não o deixa sair. É a igreja

mundana, que vive para si mesma”.

 

Igreja em saída… uma expressão tão utilizada pelo Papa Francisco nestes seis anos de pontificado. O Papa Francisco é membro da Igreja em saída, é construtor de pontes entre o Evangelho de Jesus Cristo e as pessoas, os destinatários do Evangelho. Mas esta não é missão apenas do Papa. É a missão de cada um de nós, batizados e batizadas. Jesus nos confiou esta missão – encontramos no Evangelho de São Mateus 28,19-20:

Ide fazer discípulos entre todos os povos

batizai-os (…) e ensinai-lhes a cumprir

tudo o que vos mandei.

 

É o Espírito de Cristo a fonte da renovação que nos convoca a sair do conforto e ir, e encontrar caminhos, métodos criativos e outras formas de expressão para a evangelização da cultura e das pessoas na atualidade. Ir até as pessoas que até ouviram falar, mas ainda não realizaram a experiência do encontro com a pessoa de Jesus Cristo que se fez humano e que nos ensina a colocarnos ao serviço do próximo e a perdoar, testemunhando-o diante da atual cultura do egoísmo, do consumismo, do relativismo e do subjetivismo, não obstante o peso da cruz que este testemunho comporte. Nesta dinâmica, sair – ir – encontrar, pulsa o coração de Jesus. Nesta dinâmica pulsa o coração do Papa Francisco.

Com rosto e o coração do Papa Francisco, somos os convocados a assumir no hoje a atitude da Igreja em saída. Iluminados pela Palavra de Deus, fortalecidos pela graça da reconciliação e da eucaristia, e alunos permanentes na escola de Maria Santíssima, sejamos aqueles que pelo testemunho diário e pela pertença autêntica à comunidade cristã, vamos ao encontro das outras pessoas convidando-as realizar a experiência do encontro amoroso com Jesus.

 

Padre Celmo Suchek de Lima

Pároco

X