Paróquia de Santo Antônio

Mensagem › 31/08/2018

Administração Paroquial

Padre Celmo Suchek de Lima

A administração paroquial é muito semelhante à administração de uma empresa. As exigências dos organismos públicos competentes, cada qual ao seu setor, fazem com que a transparência da administração paroquial torne-se um hábito disciplinado, seja na contabilidade, sejam nos recursos humanos, seja no recolhimento dos impostos, entre outros.

Quando utilizei a expressão “administração paroquial” refiro-me a todas as pessoas envolvidas neste procedimento: os membros das EEAE – equipe executiva de administração e economia, os membros do CMPC – conselhos missionários pastorais de cada comunidade, e os colaboradores direcionados para a função. Desta forma, orientados pela dinâmica da legislação civil vigente, de acordo com o Código Direito Canônico e com as orientações administrativas da Diocese de São José dos Pinhais, caminha a Paróquia de Santo Antônio da Lapa e as demais paróquias da Diocese.

Quem faz parte da EEAE e da coordenação do CMPC? Pessoas indicadas pelos membros do CMPC. No início deste ano de 2018 todas as comunidades da Paróquia de Santo Antônio da Lapa foram renovadas nas suas EEAE e também na coordenação do CMPC. O pároco acolheu as indicações apresentadas e, em momento próprio de cada comunidade, um dos padres ou dos diáconos apresentou-os e acolheu em nome da Igreja a profissão de fé e o juramento de fidelidade à Igreja dos novos membros.

Os membros das equipes executivas e os membros dos conselhos exercerão por um período de três anos o cuidado administrativo e pastoral da comunidade, podendo ou não ser renovado. Este cuidado é realizado segundo as orientações civis e canônicas, e por isso, é séria e sagrada a missão que em nome da Igreja realizam.

Falando particularmente do patrimônio da comunidade da Matriz de Santo Antônio da Lapa ainda existe outra situação: esta comunidade possui um patrimônio histórico com exigências específicas. Para um restauro ou alteração exigem-se aprovações dos organismos competentes.

Louvo e agradeço a Deus por tudo o que tem sido feito em cada comunidade, e pela disciplina de cada membro das EEAE no que se refere à contabilização do exercício financeiro, e a cada membro do CMPC pelo seu zelo pastoral. Que possamos nós, utilizando-se destas coisas que passam preparar-nos para alcançar, um dia, as que não passam.

X