Paróquia de Santo Antônio

Mensagem › 02/04/2018

Abriu o tempo de oração pelas vocações

Pe. Celmo Suchek de Lima 

Caro paroquiano de Santo Antônio da Lapa, feliz Páscoa da Ressurreição. Diz-nos a canção: no ar festivo, nas cores vivas, eu sinto a tua e minha Páscoa ó Senhor! A Páscoa não é só hoje, a Páscoa é todo dia. Se eu levar o Cristo em minha vida tudo será um eterno aleluia.

Abriu o tempo de viver a ressurreição que transfigura toda a realidade do nosso ser. Ressurreição quer dizer erguer de novo. E a ação evangelizadora da Igreja é este “erguer de novo”. Erguer a pessoa humana, corrompida pelo afastamento de Deus, no retorno à sua essência de filho e filha amado e amada daquele que nos amou primeiro. Ressuscitando a vocação universal à santidade na filiação divina responderemos fielmente à vocação específica a nós confiada: leigos, consagrados e ministros ordenados.

Assim, a Igreja do Paraná, atenta à indicação de Jesus que diz: pedi ao Senhor da messe que envie operários para a Sua messe (Mt 9,38), iniciou uma ação evangelizadora inédita em prol de vocações para a Igreja. A proposta é que cada comunidade, e são mais de nove mil no Paraná, coloque-se em oração, como um único corpo, pedindo ao Senhor, por intercessão de Nossa Senhora, uma nova vocação para a Igreja.

A vocação para o sacerdócio, à vida consagrada, à família, a missão… É um dom concedido somente por Deus, mas também é fruto da comunidade que reza. O Papa Francisco acredita nisso: Jesus nos disse que o primeiro método para obter vocações é a oração e nem todos são convencidos disso. Além da oração, outro elemento essencial é o testemunho. Os jovens precisam ver testemunhos bonitos de pessoas que se dedicam inteiramente ao Senhor com alegria, para que se sintam motivados a apostar sua vida nesse mesmo caminho. É verdade que o jovem sente o chamado do Senhor, mas o chamado é concreto e, na maioria das vezes, é: quero me tornar como ele ou ela. Existem testemunhos que atraem os jovens. Os testemunhos dos bons sacerdotes e das boas religiosas, disse também o Papa Francisco.

Desta forma, a ação evangelizadora cada comunidade uma nova vocação, está se desenvolvendo a partir de dois eixos:

1º. – rezar pelas vocações: Em todos os encontros e reuniões da Igreja começar ou terminar com uma dezena do rosário pelas vocações.

2º. – evangelizar pelas redes sociais: Publicar vídeos breves, densos de vida cristã-presbiteral-religiosa-laical, todas as vocações, nos meios de comunicação.

Em nossa Diocese de São José dos Pinhais e em nossa Paróquia de Santo Antônio da Lapa, todas as turmas de catequese estão confeccionando uma capelinha que visitará a família dos catequizandos ao longo deste ano com o compromisso de rezar pelas vocações. Olha que beleza! Ser sinal da fé em Jesus ressuscitado rezando pelas nossas vocações.

Você e eu também podemos participar deste projeto que iniciou desde a quinta-feira santa: todos os dias, organize-se para rezar um pouco para que surjam vocações na nossa família e em nossas comunidades.

Abriu neste mês de abril o tempo de rezar pedindo vocações! Perseverantes e bem unidos peçamos ao Senhor que envie operários para a Sua messe.

 

 

X