Paróquia de Santo Antônio

Mensagem › 03/10/2017

A missão é permanente

Pe. Celmo Suchek de Lima

Santa Terezinha do Menino Jesus, os Anjos da Guarda, São Francisco de Assis, São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora Aparecida, Santa Tereza de Ávila, São João Paulo II, … outubro é um mês repleto de intercessores. Entre tantos intercessores que da cidade do sorriso intercedem por nós aqui na caminhada deste mundo está o saudoso e amado Monsenhor Henrique Falarz. No dia dez deste mês de outubro completam-se vinte e nove anos de sua páscoa.

O mês de outubro, também conhecido como mês missionário, recebeu este título originado da celebração do Dia Mundial das Missões, penúltimo domingo do mês de outubro. A data foi instituída pelo papa Pio XI em 1926, como um dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos. Além das ofertas, a Campanha Missionária nos convida a rezar e a refletir sobre a nossa missão no mundo. E como cada um de nós poderá participar? Bem, no mês de outubro, em especial no Dia Mundial das Missões, as comunidades e paróquias recebem dos cristãos as ofertas por meio da coleta para as missões. Essas ofertas são enviadas para as dioceses que recolhem toda a arrecadação de suas comunidades e paróquias. Até o final do ano ou no máximo até o mês de fevereiro, as dioceses repassam o valor total das ofertas para a direção nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM). No mês de março, a direção nacional das POM comunica à Congregação para a Propagação da Fé, em Roma, o valor arrecadado. Reserva uma pequena parte para a animação missionária e para a administração nacional. A direção nacional das POM repassa os valores para o Fundo Mundial de Caridade em Roma, e na assembleia geral, no mês de maio, avalia, aprova e destina os recursos para os projetos nos cinco continentes. Os principais projetos são: trabalhos de promoção humana, catequese e evangelização; formação dos futuros sacerdotes e religiosos(as); manutenção de missionários e Igrejas em terras de missão; meios de comunicação social e de transportes; apoio e ajuda a centros de educação e saúde, casas de portadores de deficiências físicas; construções de capelas, igrejas, seminários e hospitais; casas para idosos, orfanatos, creches, centros de reeducação social e dependentes químicos; subsídios de urgências em situações de desastres e calamidades públicas. São centenas de projetos que beneficiam milhares de pessoas ligadas a instituições mantidas nos países mais pobres do mundo. Por fim, os destinatários prestam contas do uso do dinheiro recebido com documentos e testemunhos de gratidão.

No incansável testemunho de Mons. Henrique vislumbramos o Evangelho vivo anunciado por cima dos telhados através das ondas da Rádio Legendária e de suas visitas às inúmeras comunidades da Lapa. Até parece que Mons. Henrique já conhecia o tema do mês missionário 2017 que diz: a alegria do Evangelho para uma Igreja em saída. Desde o estúdio da Rádio, desde as suas andanças, Mons. Henrique convocava os lapianos para que juntos na missão permanente tornassem Jesus Cristo cada vez mais conhecido, amado e adorado.

            Concluo em oração: Deus de misericórdia, que enviaste o Teu Filho Jesus Cristo e nos sustentas com a força do Espírito Santo, ensina-nos a caminhar juntos e, a exemplo de Maria, nossa Mãe Aparecida, na celebração dos 300 anos do encontro da imagem, sejamos, em toda a parte, testemunhas proféticas da alegria do Evangelho para uma Igreja em saída. Amém.

X