Paróquia de Santo Antônio

Celebrações › 29/12/2018

Festa da Sagrada Família – Ano C

Homilia – Festa da Sagrada Família – Ano C – 2018.

Paróquia Santo Antônio da Lapa

Diocese de São José dos Pinhais

______________________________________________________________________________________________________

Sagrada Família C, 2018

 

Se pudéssemos escolher um termo para resumir o que ouvimos na Palavra de Deus nesta festa da Sagrada Família, acredito que o escolhido é o termo bênção. O que é a bênção? A bênção é a colheita de sabermos ouvir a Palavra de Deus e coloca-la em prática. Rezemos com o salmista: felizes, abençoados, os que temem o Senhor e trilham seus caminhos (Sl 127(128),1).

          Não farei uma homilia propriamente dita, quero hoje destacar alguns aspectos da Palavra de Deus que acabamos de ouvir e que somos convidados a colocar em prática:

O Evangelista Lucas (cap. 2) apresenta a Sagrada Família de Nazaré modelo para o relacionamento familiar em todos os tempos e situações:

         – Lucas recorda que a família é formada por pessoas que se complementam e constituem uma unidade: pai, mãe e filho (s).

– A missão dos pais é a educação e o cuidado dos filhos em todas as circunstâncias da vida.

– Os filhos devem obediência aos pais em toda circunstância da vida. Nós, filhos, somos devedores eternos do dom da vida, do cuidado pela dignidade de vida, e da fé que de nossos pais recebemos. Nunca nos esqueçamos disso!

 O autor do livro do Eclesiástico (cap. 3) recorda a bênção para os que cultivam a honra pelo pai e pela mãe:

– Alcança o perdão dos pecados.

– É ouvido na oração cotidiana.

– Terá alegria com os próprios filhos.

– Terá vida longa.

Há incontáveis modelos de vida familiar. Estes são riquíssimos e diversos, modelados de modo particular por questões culturais determinadas pela religião e pela etnia. São Paulo escrevendo aos Colossenses (cap. 3) apresenta o modelo cristão de família, os quais resumo em três dimensões:

          – Sobre o casal: que a esposa seja solícita ao marido, isto é, que se empenhe no cuidado dele de modo que não se possa medir.  E que o esposo ame sua esposa e não lhe seja grosseiro. Nunca nos esqueçamos que amar não é sentimento, é uma atitude de doar-se por completo.

Sobre a família: que os filhos obedeçam em tudo os seus pais. E que os pais não intimidem os filhos, isto é, que lhes deem condições para a dignidade integral de vida. Para que isso aconteça é necessária uma catequese de vida familiar para que se realize um planejamento de vida familiar.

Sobre a família Igreja: que a comunidade Igreja seja reflexo da Igreja família: testemunha de um amor integral em todas as dimensões, isto é, que a ninguém falte coisa alguma.

Concluo com um pensamento do Papa Francisco:

a família é a base da sociedade

e continua sendo a estrutura mais adequada para garantir às pessoas

o bem integral necessário para o seu desenvolvimento permanente.

          Da família depende o bem estar da sociedade.

Quando a família é valorizada e seus valores cultivados a sociedade vai bem.

Olhemos para a nossa comunidade, para a nossa cidade e para o nosso Brasil e perguntemos: E a família, como vai?

X