Santíssima Trindade
Paróquia Santo Antônio da Lapa
Diocese de São José dos Pinhais
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Santíssima Trindade, 16 de junho de 2019.
Pe. Celmo Suchek de Lima
Ensina-nos o Catecismo da Igreja Católica (n. 236): “as obras de Deus revelam quem Ele é em si mesmo, e inversamente, o mistério de seu ser íntimo ilumina a compreensão de todas as suas obras. (…) A pessoa mostra-se em seu agir, quanto melhor conhecemos uma pessoa, tanto melhor compreendemos o seu agir”.
Na primeira narração da criação do mundo, ao criar ao mesmo tempo o homem e a mulher “Deus disse: ‘façamos um ser humano, à nossa imagem e segundo a nossa semelhança’” (Gn 1,26). A pessoa humana é imagem da Santíssima Trindade. Homem e mulher feitos à imagem da Santíssima Trindade a ela se assemelham na unidade, na complementariedade e na comunhão. No mistério da Santíssima Trindade, homens e mulheres vivemos o tempo presente, e neste mesmo mistério nos tornamos eternos.
Diante do mistério algo muito humano e humanamente inexplicável diz o salmista (Sl 8,5): “Senhor, que é o homem para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?” O mistério de Deus que nos ama, e nos dá o seu Filho por amar. E do amor do Pai e do Filho nos é dado o Espírito Santo. Ensina o Catecismo da Igreja Católica (n. 233): “os cristãos são batizados ‘em nome’ do Pai e do Filho e do Espírito Santo, não ‘nos nomes’ destes três, pois só existe um Deus, o Pai todo-poderoso, seu Filho único e o Espírito Santo: a Santíssima Trindade”, o único Deus amoroso manifestado em três Pessoas.
Do mistério triuno de Deus vivemos a virtude da esperança. Diz o apóstolo Paulo aos Romanos (5,5): “a esperança (em Jesus) não decepciona, porque o amor de Deus (Pai) foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. E afirma o evangelista São João (cf. Jo 16,13): é o Espírito enviado do Pai e do Filho que nos conduz à plena verdade.
“Toda a graça ou dom que nos é oferecido na Trindade nos é oferecido pelo Pai, através do Filho, no Espírito Santo” (Santo Atanásio de Alexandre, in Carta a Serapião, séc. IV). “Toda a história da salvação não é senão a história da via e dos meios pelos quais o Deus verdadeiro e único, Pai, Filho e Espírito Santo, se revela, reconcilia consigo e une a si os homens que se afastam do pecado” (Catecismo da Igreja Católica n. 234).