Paróquia de Santo Antônio

Celebrações › 07/06/2019

Pentecostes – 09 de junho de 2019

Paróquia Santo Antônio da Lapa

Diocese de São José dos Pinhais

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Pentecostes, 09 de junho de 2019.

Pe. Celmo Suchek de Lima

 

                        O Catecismo da Igreja Católica (n. 1845) nos ensina que os dons do Espírito Santo são 7: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. O prometido pelo Pai, a força do alto, o Espírito é derramado na Igreja e habita em cada um de nós, e nos move para que na liberdade possamos agir conforme o seu impulso.

Em cada pessoa é manifestado o Espírito Santo em vista do bem comum. O Espírito Santo não é uma realidade particular ou de propriedade de alguém. O Espírito Santo é manifestado em vista do bem comum. Isso é muito claro nas Sagradas Escrituras (1Cor 12,7).

Nenhum dos dons, dos carismas ou das virtudes é mais ou sequer menos importante que os outros. São Paulo nos ensina que tudo é realizado pelo mesmo Espírito que se dá como e quando quer (1Cor 12,11).

Na celebração do batismo a pessoa é ungida com o santo crisma. Isto significa que esta pessoa é ungida do Espírito Santo; é incorporada a Cristo sacerdote, profeta e rei. Esta primeira unção com o santo crisma anuncia a outra unção que confirmará e encerrará a unção batismal (ver Catecismo da Igreja Católica nn. 1241-1242). Com o sacramento da crisma confirmamos a efusão do Espírito Santo como foi outorgado outrora aos Apóstolos no dia de Pentecostes (ver Catecismo da Igreja Católica 1302).

O Batismo nos preenche do Espírito Santo. Com o sacramento do Batismo nos tornamos templos do Espírito Santo. A confirmação ou crisma é a nossa resposta de adesão à missão e ao testemunho de agir cada instante da vida segundo o Espírito Santo de Deus. Desde o Batismo somos membros da Igreja. Com o sacramento da confirmação assumimos o compromisso de realizar a missão da comunidade Igreja.

Lá onde está a Igreja, ali está o Espírito de Deus (Santo Agostinho).

X