Reflexão – 01 de maio de 2019 – São José trabalhador
São José trabalhador
01 de maio de 2019
O povo que ouvia Jesus ficava admirado com o seu jeito de falar, com o amor depositado em tudo que realizava, com a atitude de respeito pela fé do Povo de Israel, pelo cuidado das pessoas para que todos tivessem condições de vida em dignidade. Jesus é um homem admirado e admirável.
Não obstante esta admiração uma condição de escândalo a acompanhava. As atitudes de Jesus eram acolhidas, mas a origem destas atitudes lhes era indiferente. Essa atitude de indiferença está presente na cultura até os nossos dias. O povo perguntava: de onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? E eles mesmos respondiam: essa sabedoria e esses milagres tem origem dentro da casa de Jesus. Jesus tornou-se quem é porque viveu dentro da casa de uma família, com Maria, José e os que lá habitavam. E de Maria e de José aprendeu: o que tiverdes de fazer, fazei-o de coração, como se estivésseis servindo ao Senhor e não aos homens (Cl 3,23). Ainda hoje há pessoas que se escandalizam e são indiferentes com o dom de ser família.
Nós precisamos fazer a diferença: hoje somos convidados a fazer da nossa casa, da nossa família, uma casa parecida com a casa de Nazaré. Peçamos:
Maria de Nazaré interceda pela nossa família:
que nossos filhos ouçam e vivam a Palavra de Deus.
São José trabalhador de Nazaré interceda pela nossa família:
que nunca nos falte o testemunho e o trabalho
que sustenta e dá a dignidade integral para a pessoa humana.
Enfim, Jesus – Maria – e José, a nossa família vossa é!
Amém.
Pe. Celmo Suchek de Lima