Batismo do Senhor – Ano C
Paróquia Santo Antônio da Lapa
Diocese de São José dos Pinhais
________________________________________________________________________________________________________
Batismo do Senhor C, 2019
Deus estava com ele (At 10,38). O batismo de Jesus nas águas do rio Jordão foi o início de sua vida pública e da realização da missão que o Pai lhe confiou. Deus estava com ele. Confirmando o jeito evangelizador de João Batista que batizava as pessoas que queriam mudar as atitudes da vida, Jesus dá um novo sentido ao batismo: a mudanças das atitudes nesta vida resplandecem de nós a filiação divina, a vida de santidade e a esperança que temos na vida eterna.
Decidir-se pelo Reino anunciado por Jesus Cristo é acreditar nele, é ser homem e mulher de fé. E acreditar em Jesus é seguir o seu caminho, ou seja, passar pelo mundo fazendo o bem (At 10,38). Isso é conversão, isso é mudança de vida, isso é viver o batismo no Espírito Santo.
O evangelista Lucas narra a presença de um símbolo muito importante: o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba (Lc 3,22). Não foi uma pomba, foi semelhante àquela pomba junto a Noé no dilúvio (Gn 8,11). O sinal do final do dilúvio, da purificação que veio pela água, foi a pomba que desceu do céu até a arca de Noé e trouxe no bico uma folha de oliveira. Agora Jesus é o fruto da oliveira, fruto que dá vida, que é esmagado, que cura o ferido. É uma nova purificação que vem das águas, é a purificação que nos dá a vida eterna, um novo tempo e novas atitudes na história da humanidade.
Ensina o Papa Bento XVI (13/janeiro/2008): a voz do Pai revela Jesus como aquele que veio para batizar a humanidade no Espírito Santo, isto é, veio trazer aos homens a vida em abundância, a vida eterna, que ressuscita o ser humano e o cura totalmente, corpo e espírito, restituindo-o ao projeto originário para o qual foi criado.
Deus estava com ele. Hoje Deus está contigo e comigo. Deus nos abençoa com a paz. Acolhamos a bênção de Deus e vivamos a missão assumida no batismo junto da comunidade. E caminhemos na estrada de Jesus que passou pelo mundo fazendo o bem.