Paróquia de Santo Antônio

Editorial › 07/11/2016

Mês de Novembro – Padre Celmo Suchek de Lima

nossa-senhora-do-rosario-do-rocio3-595x548O mês de novembro é iniciado com a solenidade de todos os santos e com a celebração dos fieis defuntos. Com estas celebrações vem à memória a expressão da nossa profissão de fé encontrada no símbolo dos Apóstolos: creio na comunhão dos santos. O Catecismo da Igreja Católica (n. 948) nos ensina que comunhão dos santos tem dois significados intimamente interligados: é a comunhão nas coisas santas e a comunhão entre as pessoas santas.

Os primeiros cristãos entenderam muito bem o que é a comunhão nas coisas santas: eles partilhavam os carismas recebidos de Deus (1Cor 12,7), eles colocavam os seus bens em comum (At 4,32), eles sabiam viver a caridade nos momentos de alegria e de sofrimento (Rm 14,7; 1Cor 12,26-27; 1 Cor 13,5). Hoje nós precisamos reaprender a viver os ensinamentos de Jesus ao testemunho das primeiras comunidades cristãs. Precisamos superar a cultura hedonista e as ideologias econômicas predominantes as quais semeiam o velho ditado: cada um por si e “Deus” por todos. Este não é o pensamento cristão. Nós cristãos precisamos reaprender a administrar fraternalmente as coisas santas que Deus nos confia.

E na dimensão espiritual precisamos recuperar a vivência da comunhão entre as pessoas santas. E quem são as pessoas santas? O catecismo da Igreja Católica nos fala das pessoas santas na Igreja do céu e na Igreja peregrina na terra. Daquelas pessoas que nos antecedem na contemplação da glória de Deus e daquelas pessoas que peregrinam neste mundo rumo à casa do Pai. Convido: estude sobre este tema no catecismo da Igreja Católica: números 954 até 959.

Neste mês de novembro estaremos concluindo o Ano Santo da Misericórdia do Senhor. No mundo todo, e também no Santuário de São Benedito, no domingo dia 13 de novembro será encerrada a Porta Santa da Misericórdia. Será o último dia para a busca pela indulgência plenária pessoal. Aproveito para convidar a participar da missa da conclusão da Porta Santa da Misericórdia no Santuário de São Benedito no dia 13 de novembro, 19h.

O mês de novembro também é oportuno para aplicarmos a indulgência plenária pelas pessoas falecidas. Desde o dia 01 até o dia 08 de novembro, uma vez por dia, todo aquele que visitar o cemitério poderá adquirir uma indulgência pelos falecidos. Ofereça este sacrifício por alguém que, no purgatório, poderá lucrar o céu através do teu gesto da visita ao cemitério e da oração. O que é necessário fazer ao visitar o cemitério: 1. estar em estado de graça, isto é, ter confessado próximo daqueles dias e não ter cometido pecado mortal; 2. ter participado da missa com comunhão eucarística; 3. e rezar nas intenções do Santo Padre o Papa. Também é de grande importância oferecer a intenção da missa pelos falecidos.

E concluo este editorial pedindo a intercessão de Nossa Senhora do Rocio, rainha e padroeira do Paraná a todos os paroquianos de Santo Antônio da Lapa, de modo especial pelas pessoas que já se esforçam em viver a comunhão dos santos através da prática na vida pastoral e na corresponsabilidade eclesial. Nossa Senhora do Rocio é celebrada no dia 15 de novembro. Pela sua intercessão Deus preencha nossa vida com paz e com muita saúde. Feliz mês de novembro.

Por Padre Celmo Suchek de Lima

X