5º Domingo da Páscoa – Ano C
Paróquia Santo Antônio da Lapa
Diocese de São José dos Pinhais
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5º. Domingo da Páscoa, 17 e 18 de maio de 2019.
Pe. Celmo Suchek de Lima
Onde reina o amor, fraterno amor. Onde reina o amor Deus aí está.
A Palavra de Deus anuncia o mandamento novo dado por Jesus: amai-vos uns aos outros (Jo 13,34). O mandamento do amor torna-se novo não pelo conteúdo, mas pela extensão, pelo motivo, pelo exemplo do próprio Jesus que nos amou até as últimas consequências.
Toda a história da salvação, todo o conteúdo dos livros da Bíblia, convida o interlocutor a viver a realidade de amar. Ouvimos tantas vezes: amarás o teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18b). Mas a novidade do mandamento de Jesus traz a condição amai-vos como eu vos amei (Jo 13,34) que será o distintivo dos discípulos de Jesus: nisto todos conhecerão que sois meus discípulos (cf. Jo 13,35).
O testemunho da vivência do mandato de Jesus é a chave que abre a porta da fé (At 14,27) aos que ainda não ouviram falar de Jesus. E no mundo são tantos, quase cinco bilhões de pessoas ainda sequer ouviram falar de Jesus. Anunciemos ao mundo não por palavras, elas esvaem. Testemunhemos o evangelho de Jesus com atitudes coerentes de amor, até as últimas consequências. O testemunho da vivência do mandato de Jesus o fará conhecido, amado e adorado e manterá inabalável a perseverança da fé que nos conduz à vida eterna (cf. At 14,22).