Paróquia de Santo Antônio

Celebrações › 03/05/2019

3º Domingo da Páscoa – Ano C

Paróquia Santo Antônio da Lapa

Diocese de São José dos Pinhais


3º. Domingo da Páscoa, 04 e 05 de maio de 2019.

Pe. Celmo Suchek de Lima

            Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus (At 5,28). Esta foi a ordem do sumo sacerdote. Que Deus seja louvado pela “desobediência” e pela coragem da comunidade apostólica na continuidade do anúncio do Evangelho em nome de Jesus. Através do testemunho das pessoas que se encontraram com o Senhor Ressuscitado nos tornamos homens e mulheres itinerantes no caminho da fé e a vivemos a esperança na vida eterna. Esse caminho da fé percorremos em nome de Jesus. Decidir-se por dar testemunho do Evangelho em nome de Jesus exige de nós carregarmos a cruz e seguir os passos de Jesus. Em nome de Jesus nos expomos a testemunhar o reino de Deus por ele anunciado: um reino que não é geográfico, mas um reinado pela dignidade de vida em abundância, de acolhimento sem distinção e sequer discriminação. Um reinado da Verdade que supera a hipocrisia.

Em nome de Jesus é preciso obedecer a Deus antes que aos homens (At 5,29). A beleza da fidelidade de Pedro e dos outros apóstolos, o martírio dos incontáveis e inomináveis homens e mulheres de boa-vontade nos ajuda a perceber a razão de nossa felicidade não obstante às injúrias e perseguições. O testemunho daqueles que se encontraram com o Ressuscitado, e dos que creram sem ter visto transbordou no sentimento da alegria de doar a vida em nome de Jesus. Mesmo que queiram nos calar, permaneçamos fieis. Disse Jesus: se eles se calarem, as pedras gritarão (Lc 19,40).

Pelo testemunho de tantos homens e mulheres destes dois mil anos da história da Igreja decidimos nos tornar discípulos-missionários do Pai e evangelizar em nome de Jesus.

Discípulos – cultivemos a cada dia o contato com a Palavra de Deus. A cada situação, em todas as atitudes, a cada respiração: que o testemunho missionário da Palavra de Deus seja a declaração que diga: Jesus, tu sabes tudo, tudo sabes que eu te amo! Que esta declaração de amor incondicional não seja apenas vocábulo sonoro. Seria muito pouco! Digamos Jesus, eu te amo com a vida: ouvindo a Palavra de Deus; ouvindo e obedecendo a sua voz que nos ensina a pescar de um modo diferente; ouvindo, obedecendo e lançando as redes para o lado que Jesus nos indica; ouvindo, obedecendo e prostrando-se diante de Jesus com atitudes coerentes que construam a dignidade de vida para todas as pessoas. Que cada gesto desta declaração de amor seja o nosso maior louvor, o grande amém! (cf. Ap 5,14) que nasce do coração e vai aos corações, em nome de Jesus. 

Missionários – sejamos hoje as testemunhas que vivem a Palavra de Deus lá onde quer que estejamos. Tudo por causa de um grande amor (São Columbano). Tudo em nome de Jesus!

X