Paróquia de Santo Antônio

Celebrações › 22/12/2018

4º. Domingo do Advento – Ano C

Homilia para o 4º Domingo do Advento – Ano C

 

  Paróquia Santo Antônio da Lapa

Diocese de São José dos Pinhais

________________________________________________________________________________

4º. Domingo do Advento C, 2018

 

Quando os pais no paraíso, Adão e Eva, disseram não ao projeto de Deus preferindo satisfazer suas vontades pessoais, eles abriram para o mundo o acesso ao pecado. Eles ouviram a Palavra de Deus e não a colocaram em prática.

O trecho do evangelho há pouco proclamado, foi concluído com as palavras de Isabel: Feliz és tu Maria, porque acreditastes em Deus, e em ti vai se cumprir o que Deus prometeu.

          Maria é a mulher que ouviu a Palavra de Deus e a colocou em prática. Maria é a mulher que acreditou em Deus. Maria é a mulher que avançou o caminho da fé. Maria é a mulher que se despojou da própria vontade para que na vida dela fosse realizada a vontade de Deus.

Muitas vezes no dia nós dizemos a oração do Pai nosso. Maria é a mulher que não apenas disse, Maria viveu esta oração que Jesus nos ensinou. Na oração do Pai nosso nós dizemos assim: seja feita a vossa vontade! Maria viveu em sua vida a vontade de Deus. Ela mesma disse: Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa vontade. E qual é a vontade de Deus? O evangelista João (6,39) nos diz que a vontade de Deus é que ninguém se perca.

Maria disse sim ao projeto da vontade de Deus porque acreditou em Deus. Foi através do sim de Maria que Jesus começou sua jornada pelos caminhos da humanidade. Ele começou em Maria, passando os primeiros meses de sua vida no útero de sua mãe. Não apareceu já adulto e forte, mas seguiu todo o percurso de um ser humano (Papa Francisco, in Pai Nosso, p.66).

Dizer sim a Deus, viver a Palavra de Deus significa que na nossa vida não existe espaço para o pecado (Papa Francisco, in Pai Nosso, p. 67). Dizer sim a Deus é algo tão grandioso que nos fazer sair dos comodismos e subjetivismos e ir ao encontro das outras pessoas. Maria não se conteve com esta imensa alegria. Ela saiu, apressadamente, superando todos os desafios no caminho, e levou a boa notícia à Isabel, sua prima. Sejamos corajosos e aprendamos sair do nosso mundinho e ir ao encontro das outras pessoas levando o próprio Jesus. Sair do nosso mundinho é professar autenticamente e fé em Deus que nos salva.

Estamos às vésperas do Natal. Estamos às vésperas de celebrar o nascimento de nosso salvador e redentor, o filho de Deus nascido pelo sim de Maria. Com generosidade e confiança digamos hoje, cada um de nós, esse sim pessoal a Deus (Papa Francisco, in Pai Nosso, p. 68) e que a vontade de Deus seja realizada na vida de cada um de nós e de nossa comunidade.

X